Tel.: (11) 5081.4936 / 5082.3913 - WhatsApp: (11) 94086.1112
Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 270
(próx. ao metrô Ana Rosa)
Vila Mariana - CEP: 04014-000 - São Paulo - SP

A importância da Vacinação na Terceira Idade

Hoje em dia, muito se fala sobre vacinação, principalmente devido à pandemia causada pela COVID-19. Apesar da nossa atenção estar voltada para uma possível vacina que prevenirá o novo coronavírus, não podemos nos esquecer das outras vacinas que combatem inúmeras doenças, que são igualmente importantes e estão sendo cada vez mais negligenciadas, principalmente entre os idosos.

Nos últimos anos houve uma queda considerável na cobertura de vacinação do Brasil. Parte disso foi pelos movimentos antivacinas que vêm ganhando cada vez mais força, mas a outra parte está relacionada com a falta de informação das pessoas. Muitos acreditam que vacinas são necessárias apenas para crianças e bebês, mas é aí que elas estão enganadas! Os idosos compõem o grupo que mais tende a pensar desse modo.

Segundo estatísticas do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o número de idosos no Brasil triplicará até 2050, superando o número de jovens com menos de 14 anos. Se esse hábito de não se imunizar continuar, as próximas gerações podem correr riscos ainda maiores, então é algo que precisa ser corrigido desde já.

Pensando em conscientizar e incentivar a população idosa a se vacinar, em 2019 a SBim (Sociedade Brasileira de Imunização) iniciou a campanha “Quem é Sênior Vacina”, que enfatiza como a vacinação na terceira idade é importante. Falaremos mais sobre isso a seguir.

Por que é importante?

A vacinação em pessoas acima dos 60 anos é ainda mais importante que em adultos, pois a partir dessa idade existe uma queda natural da imunidade, tornando o organismo mais vulnerável a doenças virais e bacterianas, que podem estar em qualquer lugar.

As vacinas continuam sendo o principal meio de prevenção de doenças imunopreveníveis e infectocontagiosas. Existe um calendário de vacinação para todas as idades, então adolescentes, adultos e idosos precisam estar sempre com suas vacinas em dia.

Trata-se de um ato individual, mas que gera benefícios coletivos, pois impede que os vírus continuem sendo transmitidos. Além das vacinas do calendário de vacinação, as de campanhas (como a Influenza, vacina da gripe) também precisam ser tomadas para garantir proteção contra doenças que estão em época de surto.

Calendário de vacinação do idoso

O calendário de vacinação do idoso possui oito vacinas: tríplice viral, herpes-zoster, difteria, meningite meningocócica, pneumonia pneumocócica, tétano, febre amarela e Influenza.

Mesmo sendo necessário se imunizar, devido à alta incidência de problemas de saúde na terceira idade, nem sempre uma pessoa pode tomar todas essas vacinas. Por isso, é recomendado buscar uma opinião médica antes de tomar qualquer uma delas. Assim, o médico poderá avaliar quais são os riscos que o paciente corre e se aquela vacina é segura para seu caso em específico.

Todas que foram listadas no calendário são essenciais, mas as vacinas mais importantes na terceira idade são:

  • Vacina Influenza, que protege contra os vírus da gripe. Deve ser tomada anualmente, pois os vírus estão em constante mudança, exigindo que a dose seja atualizada todos os anos;
  • VPC 13 (Vacina Pneumocócica Conjugada 13 Valente), que previne doenças como pneumonia, meningite e otite, oferecendo uma proteção mais completa contra 13 subtipos de pneumococos;
  • Vacina da herpes-zoster, que imuniza contra os efeitos tardios do vírus da catapora, capaz de causar sintomas muito agressivos em idosos.

A Prometheus disponibiliza todas as vacinas que os idosos precisam tomar, com doses mais completas e reforçadas. Então, enquanto a vacina da COVID-19 não vem, proteja-se das demais doenças e mostre que você se preocupa com sua saúde e com a de todos que você ama!

Referências

https://www.unasus.gov.br/noticia/vacinas-devem-ser-tomadas-em-diversas-faixas-etarias

https://familia.sbim.org.br/vacinas/vacinas-disponiveis/vacina-gripe-influenza

https://familia.sbim.org.br/vacinas/vacinas-disponiveis/vacina-febre-amarela-fa

https://familia.sbim.org.br/vacinas/vacinas-disponiveis/vacina-tetraviral-scr-v

https://familia.sbim.org.br/vacinas/vacinas-disponiveis/vacinas-combinadas-a-dtpa

https://familia.sbim.org.br/vacinas/vacinas-disponiveis/vacinas-pneumococicas-conjugadas

https://www.tuasaude.com/vacina-do-idoso/

© 2021 - Prometheus Centro de Imunização e Infusão
Horário de Funcionamento:
Seg. - Sex. das 8h00 às 18h00
Sábados das 8h00 às 14h00
Tel.: (11) 5081.4936 / 5082.3913
WhatsApp: (11) 94086.1112