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Preso em Casa? Continue Caminhando!

Fonte: Gretchen Reynolds - The New York Times

Caminhar 4.000 passos extras por dia, mesmo que seja na sua sala de estar, pode diminuir o risco de morte prematura.

Caminhar 4.000 passos extras por dia pode reduzir nosso risco de morrer prematuramente, mesmo que esses passos não sejam rápidos, de acordo com um novo estudo em larga escala sobre movimentação e mortalidade. Neste momento em que muitos de nós estamos confinados em casa e preocupados com a possibilidade de estarmos ativos o suficiente, o estudo é especialmente inspirador, pois os passos adicionais não precisam advir da corrida ou de outros exercícios vigorosos. Ele conclui que a cada 4.000 passos adicionais que alguém dá em um dia, mesmo que esteja andando pela quadra ou até o outro lado da sala, o risco de morrer precocemente de doenças cardíacas, câncer ou qualquer outra causa diminui 50% ou mais.

No momento, as restrições de ficar em casa em resposta à pandemia de coronavírus cobrem mais de três em cada quatro americanos e milhões a mais em todo o mundo. Nesta situação, questões sobre quanto e qual a melhor forma de se exercitar ou se movimentar para a nossa saúde e bem-estar são prementes.

Normalmente, os aplicativos internos de nossos telefones e monitores ou relógios de atividade nos levam a acumular pelo menos 10.000 passos por dia. Mas não existem estudos confiáveis ​​que apoiem a meta de 10.000 passos, e algumas evidências recentes sugerem que o número surgiu de uma campanha publicitária japonesa da década de 1960 que promove pedômetros com um nome que se traduz em "10.000 passos".

Mais recentemente, os estudos com o objetivo de estabelecer uma ligação entre contagem de passos e longevidade tendem a ser pequenos, com base nas memórias das pessoas sobre suas atividades ou focados em grupos específicos de pessoas, como mulheres mais velhas, caucasianos ou com diabetes e outros problemas de saúde. Devido a essas limitações, a questão de quantos passos é desejável e suficiente para a maioria das pessoas permanece em aberto, seja lá o que seu telefone possa lhe dizer.

Portanto, para o novo estudo, publicado em março no JAMA, pesquisadores dos Institutos Nacionais de Saúde e dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças decidiram analisar os dados de saúde e atividade de uma grande amostra de americanos.

Para conseguir isso, recorreram a registros da Pesquisa Nacional de Saúde e Nutrição, que inclui respostas de dezenas de milhares de americanos sobre suas vidas e saúde. Muitos desses participantes também usavam monitores de atividades por mais ou menos uma semana, que acompanhavam objetivamente seus movimentos.

Os pesquisadores coletaram dados de quase 5.000 dos homens e mulheres que usavam um dos monitores. Todos eram de meia-idade ou mais e incluíam participantes caucasianos, afro-americanos e hispânicos de várias faixas socioeconômicas.

"Queríamos uma amostra representativa de adultos americanos", diz Charles Matthews, pesquisador sênior da Divisão de Epidemiologia e Genética do Câncer do Instituto Nacional do Câncer e autor sênior do novo estudo.

Os cientistas observaram quantos passos diários a média de homens e mulheres, bem como quantos passos por minuto eles acumularam. Ambas as medidas são reveladoras. A contagem total de passos revela o quanto as pessoas estão se movendo, de qualquer forma, enquanto passos por minuto indicam a intensidade desses movimentos. Correr resulta em muito mais passos por minuto do que passear, por exemplo.

Eles então agruparam as pessoas por atividade, usando incrementos de 4.000 passos (já que esse número permitia comparações mais significativas), verificaram o registro nacional de óbitos dos participantes que haviam falecido na última década e, finalmente, compararam os padrões de movimento e mortalidade das pessoas.

Os resultados foram interessantes e um tanto surpreendentes, diz Matthews. Os pesquisadores esperavam que o número e a intensidade dos passos estivessem ligados à longevidade, diz ele. Mas, depois de controlar o sexo, a idade, o tabagismo, o índice de massa corporal, a dieta e vários outros fatores, apenas as contagens de passos foram ligadas ao risco de mortalidade. A intensidade dos passos não foi.

Mais especificamente, as pessoas que tinham em média 8.000 passos por dia tinham metade da probabilidade de morrer de doenças cardíacas, câncer ou qualquer outra causa que as pessoas acumulavam 4.000 passos ou menos, enquanto homens e mulheres que completavam pelo menos 12.000 passos diários tinham 65% menos probabilidade de falecer do que aqueles no grupo de 4.000 ou menos.

Mas os pesquisadores não encontraram associações significativas entre a velocidade dos passos das pessoas e a mortalidade. "Não vimos nenhum benefício extra da intensidade", diz Matthews.

Este estudo foi observacional, porém, olhando a vida das pessoas em apenas um momento. Portanto, não pode nos dizer se caminhar mais passos levou as pessoas a viver mais, apenas que as duas estavam associadas uma à outra. Os monitores de atividades também não monitoram esportes como ciclismo ou natação que não envolvem passos.

Ainda assim, a mensagem dos dados parece clara. Tente se mover, diz Matthews, de alguma forma, ao longo do dia, mesmo que devagar ou em pedaços, e podendo ou não se exercitar formalmente. Use seu telefone ou smartwatch para saber quantos passos você está caminhando e, se esse total for baixo, especialmente se estiver abaixo de 4.000 por dia, considere caminhar ao redor do quarteirão, se os regulamentos locais e suas inclinações permitirem, ou faça um circuito em volta da sua sala de estar uma ou duas vezes.

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