Tel.: (11) 5081.4936 / 5082.3913 - WhatsApp: (11) 94086.1112
Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 270
(próx. ao metrô Ana Rosa)
Vila Mariana - CEP: 04014-000 - São Paulo - SP
coronavirus_mascara.jpg

Devo Começar a Usar uma Máscara?

Fonte: Tara Parker-Pope - The New York Times

O C.D.C. agora recomenda que cubramos nossos rostos em público. Aqui está nossa orientação sobre como se proteger melhor, independentemente de você ter uma máscara ou não.

Máscara, usar ou não?

Nos últimos meses, as autoridades de saúde pública têm sido inflexíveis em sua posição de que pessoas saudáveis ​​não devem usar máscaras como forma de se proteger do coronavírus.

Mas, com novas informações sobre como o vírus se espalhou - potencialmente pelo ar e por pessoas sem sintomas -, o Centro de Controle e Prevenção de Doenças da sexta-feira recomendou que todos usassem coberturas faciais não médicas em ambientes públicos. O presidente dos Estados Unidos, Trump disse que as diretrizes eram voluntárias, deixando a decisão sobre o uso de máscaras para os indivíduos. As principais autoridades de saúde, incluindo a Dra. Deborah Birx, coordenadora de resposta ao coronavírus da Casa Branca, alertaram que as máscaras não devem substituir o distanciamento social e a lavagem das mãos.

Embora os defensores de longa data do uso de máscaras aplaudam a mudança, eles disseram que também deve incluir um plano para fornecer máscaras ao público. Por enquanto, as máscaras fabricadas comercialmente são praticamente impossíveis de serem encontradas. Muitas pessoas guardaram máscaras nos últimos meses e todos concordam que qualquer suprimento disponível de máscaras médicas deve ser reservado para hospitais e equipes de emergência. Isso significa que, se você quiser uma máscara, provavelmente precisará fazer isso sozinho.

"Temos um pacote de estímulo de US $ 3 trilhões e uma máscara custa muito pouco - elas devem ser gratuitas", disse o Dr. Siddhartha Mukherjee, professor assistente de medicina da Universidade de Columbia.

Na semana passada, a Associação Médica Alemã sugeriu que os cidadãos encontrem ou façam uma simples máscara de tecido quando em público e deixem máscaras de grau médico para os trabalhadores da linha de frente. Na Áustria, os compradores de supermercado agora precisam usar máscaras. Na cidade de Nova York, as autoridades aconselharam os moradores a protegerem o rosto com um lenço, bandana ou outra cobertura ao sair de casa.

"Cubra seu rosto com pano - do jeito que você quiser", disse Shan Soe-Lin, professor do Instituto de Assuntos Globais de Yale Jackson e co-autor de um artigo amplamente compartilhado sobre a necessidade de cobrir seu rosto. "Cubra bem o rosto da boca ao nariz para evitar que entrem ou saiam grandes gotas de aerossol."

A Dra. Soe-Lin disse que não entendeu por que as autoridades de saúde pública relutam em recomendar máscaras não médicas de tecido para o público. Mesmo que não sejam tão protetores quanto uma máscara médica, são melhores do que nada, disse ela.

"Estamos no auge de uma pandemia", disse Soe-Lin. “Essas máscaras de pano são protetoras. É um complemento muito importante para as instruções de distância social e lavagem das mãos. "

Especialistas dizem que é importante que as pessoas entendam que uma simples cobertura de rosto oferece proteção suficiente para alguém que pratica distanciamento social e que só tem exposição limitada a outras pessoas durante um curto período de tempo fora, para exercícios ou compras.

As máscaras médicas mais caras e de alta qualidade - chamadas máscaras de respirador N95 - devem ser reservadas para funcionários de hospitais e equipes de emergência que são regularmente expostas a altas cargas virais de pacientes infectados, tanto por contato frequente quanto por procedimentos médicos que podem transmitir pequenas partículas virais no ar.

"O potencial de exposição é muito menor em uma mercearia em comparação com o trabalho em um hospital perto de pacientes", disse Linsey Marr, cientista da Virginia Tech e especialista na transmissão de vírus no ar.

Se você não é um profissional de saúde e tem um estoque de máscaras N95 ou máscaras cirúrgicas padrão, considere doá-las para um hospital.

Se você estiver em casa e ninguém em sua família estiver infectado, não precisará de uma máscara a maior parte do tempo. Estudos sobre o uso da máscara para impedir a disseminação de doenças respiratórias, incluindo a SARS, outra forma de coronavírus, mostram que uma máscara simples pode reduzir o risco de infecção. O efeito é maior quando são usadas máscaras, juntamente com a higiene das mãos e o distanciamento social.

"Acho que a grande quantidade de dados sugere que o coronavírus é uma infecção transmitida pelo ar causada por gotículas respiratórias, e também pode ser transmitida por contato direto", disse Mukherjee, que recentemente escreveu um artigo sobre como o coronavírus se comporta dentro dos pacientes. "A máscara funciona de duas maneiras - não apenas para proteger você de mim, mas eu de você."

Se você decidir começar a usar uma máscara, saiba que é necessário algum tempo para se acostumar. Uma máscara pode ser quente e desconfortável e embaçar seus óculos se você os usar. Mas puxá-lo para cima e para baixo invalida o propósito de usá-la.

Embora não tenhamos muita pesquisa sobre a eficácia das máscaras caseiras na prevenção da propagação da infecção, os cientistas que estudam doenças transmitidas pelo ar podem oferecer algumas orientações. Uma máscara costurada a partir de um padrão ou uma cobertura de rosto improvisada feita com uma camiseta provavelmente oferece alguma proteção. Quanto mais grosso o tecido, melhor: pense em uma camiseta pesada de algodão ou em um tecido grosso e feltro, disse o Dr. Marr, cientista de aerossóis da Virginia Tech.

Embora algumas pessoas tenham sugerido o uso de um bandana, o tecido geralmente é tão fino e frágil que provavelmente ofereceria pouca proteção. Dobre ou triplique o tecido para bandana, se é tudo o que você tem.

"Eu venho dizendo que alguma proteção é melhor que nenhuma", disse Marr, que observou que os departamentos de saúde locais estavam pedindo aos cientistas de aerossóis orientação sobre possíveis materiais de máscara para lidar com a escassez de suprimentos. Ela disse que sua equipe terá resultados em breve com recomendações mais específicas para materiais a serem usados ​​em máscaras.

A Dra. Soe-Lin disse acreditar que um benefício adicional de uma máscara é que ela serve como um lembrete constante contra o toque no rosto, uma das principais formas de propagação do vírus. Mas nenhuma cobertura facial, seja ela caseira ou uma máscara médica, torna você invencível. Colocar e tirar uma máscara ou mexer nela diminui sua eficácia. E, em teoria, mexer com sua máscara pode contaminá-la. Sempre remova uma máscara pelos laços da orelha ou pelo laço - nunca a parte que cobre seu rosto.

Soe-Lin disse que havia usado máscaras de pano por três semanas, lavando e secando regularmente. Alguém com apenas uma máscara pode lavá-la à mão à noite e deixar secar ao ar. Se uma máscara fica molhada ou úmida enquanto você a usa, é menos eficaz, ela disse.

Outros especialistas disseram que as preocupações de que as máscaras de tecido não oferecem proteção suficiente foram equivocadas.

"Não acho que exista nenhuma evidência de que isso vá piorar as coisas, mas há evidências de que isso fornece algum bem adicional", disse Robert Hecht, professor da Escola de Saúde Pública de Yale, co-autor. do artigo de máscara facial com o Dr. Soe-Lin. "Sob esta situação de emergência, parece que, em nossa opinião, é difícil argumentar contra cobrir seu rosto. Temos um grande número de infecções que não precisam acontecer se as pessoas usarem as máscaras ".

© 2018 - Prometheus Centro de Imunização e Infusão
Horário de Funcionamento:
Seg. - Sex. das 8h00 às 17h00
Sábados das 8h00 às 14h00
Tel.: (11) 5081.4936 / 5082.3913
WhatsApp: (11) 94086.1112